Importância da Redução de Custos

15-passos-para-reduzir-custos-no-seu-laboratorio

Pensar na redução de custos é um grande desafio para as empresas. Isso porque, esse tipo de medida deve ser adotada não só em momentos de crise, mas sim, servir como prevenção de futuras crises econômicas e assim, favorecer o crescimento da organização.

 

Em alguns casos, muitas empresas registram um descontrole financeiro capaz de chegar ao extremo e causar demissões em massa para evitar que suas portas se fechem permanentemente.

 

Ainda assim, é preciso entender a importância da redução de custos para aplicar a metodologia correta diante os gastos reais que envolvem a empresa.

Veja a seguir, quando é necessária a redução de custos nas empresas para manter o equilíbrio de seus investimentos e economizar de maneira consciente.

 

Tipos de Custos

Torna-se necessário entender os dois tipos de custos que uma empresa pode ter, para então reduzi-los e favorecer o aumento do faturamento da organização.

O primeiro exemplo é o custo fixo, que independe do fechamento de lucro mensal, sazonalidades ou qualquer outro fator. Sendo assim, podemos destacar gastos com telefone, água e material de escritório, por exemplo.

 

Já o custo variável sofre alterações de acordo com o fluxo de vendas e a produção empresarial. Neste caso, matéria prima e impostos pagos pela venda ou prestação do serviço se relacionam com este tipo de custo.

 

Custos mais Comuns de uma Empresa

Antes de desenvolver um método de redução de custos, será preciso identificar e mensurar as principais fontes de gastos que a empresa possui para tornar o processo mais assertivo e seguro diante as informações completas.

No entanto, existem custos comuns presentes na grande maioria das empresas, sendo eles:

 

Impostos – consiste em valores pagos aos órgãos públicos referente à atuação da empresa, como Impostos sobre o Serviço (ISS) e Impostos Urbanos (IPTU), por exemplo; Consumo – variam conforme o funcionamento da empresa, ou seja, contas de luz, água e telefone; Encargos Trabalhistas – estão associados aos direitos dos colaboradores sobre o salário, décimo terceiro e demais benefícios; Equipe –o quadro de colaboradores varia conforme a demanda da empresa para garantir a eficiência do trabalho; Matéria prima – é a peça chave da empresa. Material utilizado na composição do produto ou serviço prestado oferecido aos clientes; Instrumentos de Trabalho – gasto na aquisição, manutenção ou possíveis consertos de equipamentos.

 

Como Fazer a Redução de Custos?

Diante todas as informações necessárias que envolvem a redução de custos, chegou o momento de aplicar as estratégias para diminuir efetivamente os gastos e despesas responsáveis pela instabilidade financeira atual em que a empresa se encontra.

Para tanto, é fundamental criar um planejamento com todos os gastos desnecessários que devem ser cortados ou diminuídos e a partir daí, colocar em prática pequenas mudanças que impactam positivamente nesse processo.

Os métodos adequados para reduzir custos são:

 

realizar análise geral da economia da empresa, renegociar com fornecedores, otimizar processos internos, investir em recursos que estabilize a saúde financeira da organização.

 

Reduzir custos é importante para sair da zona de conforto e realizar mudanças que aumentam as chances de crescimento e competitividade da empresa no atual mercado.

 
 

Pedro Lúcio

(11) 4770-0707
atendimento@valorare.com
Unidade SP
Av. Paulista, 1636, 4° andar, sala 404 01310-200, São Paulo - SP
Unidade ABC
Av. Kennedy, 914, 11° andar 09726-253, SBC - São Paulo.

Desenvolvido por Grupo Valorare