Gestão Empresarial e a Integração de 3 Elementos

Business People Analyzing Statistics Financial Concept

Para expandir os negócios e fortalecer o crescimento de uma empresa, seja ela multinacional ou de pequeno porte, é fundamental exercer uma boa gestão empresarial que estabeleça quais caminhos percorrer, evitar sobressaltos, reparar inevitáveis falhas e assim, garantir lucros

.

Através de um efetivo gerenciamento empresarial é que podemos obter o balanceamento entre receitas e despesas, criar estratégias de vendas, aplicar a meritocracia e delegar funções, motivar os colaboradores e manter o bom funcionamento da empresa.

 

Um bom planejamento estratégico da empresa definirá os objetivos a serem atingidos, que, detalhados nas atividades de gestão empresarial pode obter melhores resultados no controle financeiro, na organização de administração materiais e recursos humanos de modo a otimizar seu desempenho e aumentar a produtividade.

Diante a atual competitividade e às instabilidades do mercado, é imprescindível que a gestão empresarial seja nas tomadas de decisões. e nas orientações para causar o impacto positivo necessário nas ferramentas de gestão.

 

Com indicadores de desempenho avaliar a aplicação se a nível estratégico, nível tático ou nível operacional.

Abaixo citamos apenas três como exemplo. Sua escolha e aplicação deve ser avaliada pelos gestores, variando de acordo com as necessidades, o contexto e as condições da empresa.

 

🔹 Cadeia de Valor – idealizado por Michael Porter em 1985, o conceito refere-se às análises de custos encontrados na cadeia de atividades que a empresa desempenha para oferecer valor a seus clientes, com o intuito de elevar a rentabilidade da empresa, tornando-a competitiva no mercado pelo aumento da margem de contribuição;

 

🔹 Ciclo de Inovação – tratado pelo autor e pensador Joseph Schumpeter, consiste em um modelo para analisar com eficiência e gerenciar com sucesso o ciclo de vida de uma inovação, desde a criação, capitalização e elaboração de projetos com direcionamento e objetivos;

 

🔹 Ciclo de Deming – criado por William Edwards Deming, o modelo PDCA (Plan, do, check, act) sistematiza o ciclo de planejar, executar, verificar e agir a ser aplicado em qualquer projeto na empresa, promovendo o foco na melhoria contínua.

Por meio de um atendimento personalizado e especializado, nossa assessoria em gestão empresarial tem auxiliado diversos gestores e administradores a analisarem seu contexto de atuação e a tomarem melhores decisões.

 

Alguns projetos são desenvolvidos para uma reformulação geral do modelo de gestão de empresas clientes enquanto outros são direcionados para exigências específicas em determinados setores do negócio.

 

Desafios da Gestão Empresarial

Devido a nossa experiência em diversos nichos de mercado, concluímos que bons resultados só podem ser alcançados com a integração de três elementos básicos que existem em qualquer empresa, seja ela grande ou pequena, são eles: propósitos, pessoas e processos.

 

Se os processos não estiverem alinhados às pessoas e os dois não estiverem concordando com os seus propósitos, dificilmente a empresa terá sucesso.

E geralmente, o desalinhamento desses 3 elementos é no fundo a causa de diversas dificuldades pelas quais muitas empresas passam e não conseguem obter sucesso.

 

Uma Gestão de Sucesso

Toda e qualquer empresa pode e deveria buscar o equilíbrio entre seus propósitos, pessoas e processos, para alcançar o sucesso.

 

O alinhamento desses elementos é crucial para motivar todos os colaboradores na compreensão e execução eficiente dos processos, de modo a trabalhar na melhoria constante da organização com a aplicação da tecnologia mais adequada.

 

Segundo nossos especialistas, as pessoas são o elemento mais importante de um negócio devido ao crescimento orgânico que se estabelece na performance do colaborador diante da orientação para o processo em atendimento aos propósitos da empresa.

O reflexo disso, é o reconhecimento e motivação que o profissional adquire ao entender seu papel dentro do ambiente de trabalho e da empresa.

 

🔸 Propósitos – Motivo de existência de uma empresa, seus propósitos definirão seus produtos e serviços a serem desenvolvidos. Definirão ainda seu mercado de atuação, sua abrangência operacional, a forma de se relacionar, produzir e entregar valor aos seus clientes. Empresas possuem um objeto social e alguns objetivos definidos pelo fundador ou acionista. Toda estrutura e organização da empresa devem ser direcionadas aos objetivos, ou, vez por outra, reorganizados para melhor se adequar a um mercado em rápida mudança;

 

🔸 Pessoas – Não existem empresas sem pessoas, sejam elas colaboradores, clientes ou parceiros. A relação entre elas definirá a qualidade de toda a operação e consequentemente seus resultados financeiros. Existe uma vasta ciência desenvolvida para avaliá-las, capacitá-las, treiná-las, orientá-las e motivá-las. O relacionamento entre elas no âmbito da empresa e seu mercado de atuação é que definirão o sucesso ou completo fracasso de uma organização;

 

🔸 Processos – Representam a materialização do plano de negócios para atingimento dos propósitos com o uso das pessoas da organização. Definem os meios para se produzir e entregar produtos e serviços de valor aos clientes. Definem o uso da tecnologia e se adaptam às inovações tecnológicas que façam sentido aos propósitos da empresa. Definem os quesitos de custos, qualidade, volume e prazos de fornecimento.

 

Consideramos que somente com processos bem elaborados e organizados de forma integrada às pessoas e adequada aos propósitos da empresa e seu mercado de atuação, as organizações podem obter sucesso em seus empreendimentos.

 
 

Pedro Lúcio

(11) 4770-0707
atendimento@valorare.com
Unidade SP
Av. Paulista, 1636, 4° andar, sala 404 01310-200, São Paulo - SP
Unidade ABC
Av. Kennedy, 914, 11° andar 09726-253, SBC - São Paulo.

Desenvolvido por Grupo Valorare

Enviar uma mensagem
Posso te ajudar?